Especialização em Psicanálise Contemporânea

Especialização latu sensu em parceria com o Centro Universitário São Camilo. O certificado de conclusão válido pelo MEC é emitido pelo 

Centro Universitário São Camilo.

Proposta do Curso de Psicopatologia Psicanalítica Contemporânea – Inclusive a Psicossomática

Consideramos o princípio óbvio de que o conhecimento evolui. Isto acontece em qualquer ciência como todos sabem. No tratamento médico, por exemplo de uma isquemia cerebral, o médico não vai ignorar os últimos conhecimentos e se basear em conhecimentos de 50 anos atrás. Por que teria que ser diferente na psicanálise? Na psicanálise existiam “linhas” (ou orientações) divergentes dentro da psicanálise: freudiana, kleiniana, reichana, winnicottiana, bioniana, lacaniana, mesmo junguiana… Qualquer uma destas linhas pretendia ter uma teoria capaz de dar conta de todos os transtornos psicológicos. Desses fundadores de escola, os últimos a morrerem foram Bion, em 1979, e Lacan, em 1981.

Que “linha” veio depois deles? Você saberia nomear alguma? Vejamos o que aconteceu.

Depois de Lacan veio um psicanalista de renome, John Bowlby, com a teoria do apego. Mas com esta teoria, ele procurou compreender a personalidade borderline, transtornos de conduta e antissociais, bem como o luto normal e patológico e a ansiedade de −separação. Outros múltiplos transtornos, como personalidades narcisista, paranoide, histriônica, esquizotípica, entre outras, síndrome do pânico, depressão, fobia social, TOC, estresse pós-traumático, abuso sexual, bulimia, esquizofrenia, e vários mais, tiveram nomes importantes na sua compreensão ― e mesmo descoberta ― mas nenhum pretendeu apresentar uma teoria geral, ou “linha”, que abarcasse os transtornos mentais em geral. Porque procuraram observar melhor o paciente sem rapidamente se precipitar em construir intrincadas teorias. Foram fiéis à origem etimológica da palavra “clínica”: vem do grego klinike, que significa “junto ao leito do doente”, próximo dele.

As teorias modernas são mais especificas de cada transtorno. A psicanálise contemporânea ficou mais empírica, mais exigente de provas. A partir dos anos 80, a psicanálise deixou de tirar seus conhecimentos apenas da prática clínica e passou a se aliar a centros de pesquisas em larga escala, universitários, e a publicar em revistas científicas, além certamente de livros. O volume de publicações cresceu acintosamente. A psicanálise utilizou-se das descobertas na neurociência, em boa parte para confirmar suas hipóteses. Até Lacan havia 9 tipos de transtornos na psicopatologia psicanalítica. Hoje no DSM-V (manual de transtornos mentais adotado em todo mundo ocidental e mesmo na Ásia) temos uma centena deles−cuja grande maioria vieram justamente da psicanálise contemporânea. A psicanálise contemporânea não tem mais as “linhas”, ficou praticamente homogênea, atravessando grande parte do mundo, sem os regionalismos da psicanálise antiga: inglesa, francesa, americana, e suas subdivisões.

No entanto, alguém poderia pensar que teria que estudar Freud primeiro, porque ele é básico. As operações aritméticas são básicas em matemática e precisamos sabê-las primeiro para depois apreender o resto, mas elas não mudam, enquanto as concepções de Freud foram largamente superadas e alteradas pelas novas descobertas. Vamos citar alguns nomes da psicanálise contemporânea presentes em nosso curso provenientes dos principais centros. Inglaterra: John Bowlby, Mary Main, Peter Fonagy e colaboradores, Jeremy Holmes. França: Boris Cyrulnik, Daniel Widelocher, Alain Braconnier, Pierre Marty, Muriel Salmona, Holanda: Bessel van der Kolk, Onno van der Hart. Alemanha: Werner Bohleber; Italia: Giancarlo Dimaggio. Israel: Mario Mikulincer, Bélgica: Patrick Luyten, EUA: Daniel Stern, Sidney Blatt, Glen Gabard, Nancy McWillians, Otto Kenberg, Mardi Horowitz.

A população atendida em psicoterapia alterou muito. Vieram pacientes com formação cultural e de camadas sociais diferentes daquelas dos pacientes de 30 anos atrás. Pacientes que já chegam com tratamentos psiquiátricos aumentaram exponencialmente. As técnicas psicoterápicas não poderiam ficar insensíveis a todas essas alterações tanto no reconhecimento de novas patologias como no trato com uma população diversificada de pacientes. Na medida em que os distúrbios foram se diversificando e melhor conhecidos na sua especificidade, as abordagens psicoterápicas foram se adaptando às características próprias de cada um deles, deixando de ter padrões rígidos válidos em geral.
Sem nos ater completamente a ela, seguimos a classificação dos transtornos mentais do DSM-V, para falarmos uma língua universal, nos entender com os psiquiatras, não ficar isolados. A nomenclatura mudou, por exemplo, não se encontra mais o termo “neurose” nas classificações oficiais contemporâneas, a “histeria”, como distúrbio singular, deixou de existir, foi substituída por dois transtornos distintos, transtorno conversivo e transtorno de personalidade histriônica.

Finalmente, a psicanálise que ensinamos não fica parada no tempo, busca se renovar, assim como não fica alheia ao avanço dos conhecimentos contemporâneos na neurociência, psiquiatria e em outras áreas.

Independentemente da atividade profissional do aluno, o Curso de Psicopatologia, por estudar uma variedade enorme de transtornos ― que de longe pertencem à vida do dia a dia e não são restritos a “hospitais psiquiátricos” ―, por apresentá-los de forma mais real, em vez de abstrações, vai possibilitar ao aluno melhor discernimento com relação a pessoas que encontra em sua vida, também com relação a si mesmo, e, desta forma, possibilitar melhores escolhas, ajudar seus próximos, e evitar direcionamentos que o prejudiquem.

Wilson de Campos Vieira (coordenador)

Psicopatologia:

  • Transtornos de personalidade: borderline, narcisista, paranoide, esquizoide, esquizotípica, histriônica, esquiva, dependente, obsessivo-compulsiva, antissocial.
  • Transtornos do humor (Depressão e distimia) e Transtorno bipolar.
  • Tipos de personalidade mais propensas a depressões graves.
  • Transtornos de ansiedade: ansiedade generalizada, síndrome de pânico, agorafobia, fobias específicas, fobia social, TOC.
  • Transtornos relacionados a trauma: Transtorno de estresse pós-traumático, Transtorno de estresse traumático complexo, Abuso sexual de crianças e adolescentes e suas consequências. Pedófilos e outros agressores sexuais.
  • Transtornos dissociativos.
  • Esquizofrenia e outras psicoses.
  • Drogadição e alcoolismo.
  • Histeria revisada.
  • Transtornos alimentares: obesidade mórbida, anorexia nervosa e bulimia.


Psicossomática:
A Escola de Paris (Pierre Marty), Mentalização versus somatizações em doenças graves. Doenças crônicas, doenças espontaneamente reversíveis. A noção de alexitimia. Evolução da noção de mentalização em Peter Fonagy e colaboradores. Algumas doenças especificas: asma, gastrite e úlcera, enxaqueca, lombalgia, intestino preso, fibromialgia, etc.

  • Os 4 tipos apegos no bebê: seguro, evitante, ambivalente e desorganizado.
  • Maus-tratos: vítimas e agressores.
  • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
  • Transtorno da oposição desafiante.
  • Apego desorganizado e transtorno de conduta.
  • Ansiedade de separação.
  • Deficiência intelectual.
  • Espectro do autismo.
  • Comportamentos de risco na condução de automotivos e nos esportes radicais.
  • Transtorno de conduta na adolescência.
  • Automutilação.
  • Transtorno de humor e de ansiedade na adolescência.
  • Suicídio.
  • Neurociência e psicanálise.

  • Psicoterapia:
    Psicanálise clássica (de Freud até Lacan).
  • Terapia psicanalítica atual.
  • Transferência, modelos operantes, aliança terapêutica.
  • Mentalização e psicoterapia (Peter Fonagy e colaboradores).
  • Manejos psicoterapêuticos adaptados às particularidades dos transtornos.
  • Psicoterapia psicanalítica breve.
  • Psicoterapia em psicossomática.
  • Psicoterapia psicanalítica contemporânea de crianças.
  • Mindfulness.

Wilson de Campos Vieira

Graduação em filosofia pela USP e em psicologia pela Universidade de Paris (diploma validado pela USP), mestre pela Sorbonne (Paris) e doutor pela UNICAMP. Foi professor da USP. Artigo na revista francesa Annales Médico-Psychologiques, que lançou mundialmente a medicação antipsicótica em 1952 e onde Lacan publicou, capitulo de livro nos EUA, livro Estudos de Psicossomática , no Brasil, pela Editora Vetor.

  • Adriana Mozzambani – Currículo Lattes
    Psicóloga, mestre, doutora e pós doutora pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina – Unifesp. Especialização em neuropsicologia e reabilitação cognitiva pela Unifesp. Especialização em violência pela USP e Fundação Oswaldo Cruz. Cursos de aprimoramento na área de neuropsicologia na IAEU – Instituto de Altos Estudos Universitários (Barcelona – Espanha).Técnica em Neurometria Funcional Computadorizada pela Sociedade Brasileira de Neurometria.;Pesquisadora, neuropsicóloga e coordenadora das pesquisas na área de neuropsicologia – Unifesp; Coorientadora de pesquisas na área da violência e neuropsicologia da UNIFESP; Docente de Pós Graduação convidada da Universidade Presbiteriana Mackenzie em Transtornos de Personalidade. ;Docente de Pós Graduação em Trauma no Centro Universitário São Camilo, orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso; Docente de Pós Graduação do curso de psicopatologia e neurociências do CDN – Centro de Diagnóstico Neuropsicológico (São Paulo).;Coordenadora do projeto de estimulação cognitiva para idosos do Age Seniors; Pesquisadora e coordenadora da neuropsicologia do CCBR Brasil – Centro de Pesquisa e Análises Clínicas Ltda, certificada pela ePharmaSolutions e pela Braquet (USA).;Experiência na área hospitalar em atendimento neuropsicológico, clínico geral e reabilitação. Coordenadora de grupo de estimulação cognitiva na medicina preventiva Hospital Cruz Azul e Sepaco Saúde ;Experiência em atendimento clínico e psicodiagnóstico jurídico na delegacia de defesa da mulher; Parecerista da Revista Brasileira de Psiquiatria.
 
  • Denise Rassouk – Currículo Lattes
    Médica psiquiatra, formada pela Faculdade de Medicina da USP, com Residência em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da FMUSP. Concluiu o Mestrado e o Doutorado em Medicina (Psiquiatria) pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Realizou pós-doutorado em Economia em Saude Mental no Center of Economic Mental Health, Institute of Psychiatry, King’s College, University of London. Atualmente, é Professora Afiliada do Departamento de Psiquiatria da Unifesp, Coordenadora do Centro de Economia em Saúde Mental (CESM- Depto de Psiquiatria, Unifesp) e Profa Titular da Disciplina de Psiquiatria da UNIMES. Atua como Professora Orientadora da Pós-graduação do Depto de Psiquiatria da Unifesp, e realiza pesquisa em Economia em Saude Mental, “Epidemiologia Psiquiátrica”, Politica de Saúde Mental e Avaliação de serviços de saude mental e em Ciência da informação e Diagnostico psiquiátrico”. Dentre os projetos mais relevantes destacam-se o Mapeamento da Pesquisa científica em Saúde Mental na América Latina e Caribe, juntamente com o Global Forum for Health and Research e com financiamento do World Bank e Fapesp e o projeto de Avaliação de custos diretos dos Serviços residenciais de Sao Paulo, financiado pela Fapesp. Participou, também, do Projeto Task Force do World Psychiatry Association para avaliação dos serviços de saúde mental na América Latina e colabora na pesquisa de revisão dos estudos dos países da América Latina para o Comitê de Revisão da CID-11. Atualmente desenvolve projetos em Economia da Saúde Mental, abrangendo avaliação e planejamento de serviços de saúde mental, reforma psiquiátrica, análise econômica dos serviços de saúde e intervenções em saúde mental e impacto socioeconômico dos transtornos mentais.
 
  • Lidia Rosalina Folgueira Castro – Currículo Lattes
    Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto (1984). Mestrado (1990) e Doutorado (2000) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atualmente é terapeuta, perita e assistente técnica autônoma. Coordenadora e professora do Curso de Pós- Graduação em Psicologia Jurídica do Centro Universitário São Camilo. Professora do Curso de Pós Graduação de Psicopatologia Psicanalítica Contemporânea – Inclusive a Psicossomática – do Centro Universitário São Camilo, no qual leciona a disciplina de Psicopatologia da Criança. Professora do Curso de Extensão em Psicopatologia Psicanalítica dos Estudos Avançados. Membro da Comissão de Ética do Conselho Regional de Psicologia. É professora universitária desde 1986. Trabalhou como psicóloga judiciária no Tribunal de Justiça de São Paulo de 1986 a 2017. Foi chefe do Setor de Psicologia das Varas da Família do Fórum Central da Capital de São Paulo por 25 anos e também perita. Foi supervisora das equipes de Psicologia e Serviço Social da Coordenadoria de Família do Tribunal de Justiça (até a extinção da mesma). Trabalhou, ainda no Tribunal de Justiça, na seleção e efetivação do cargo de juiz, atuando para a Escola da Magistratura e Corregedoria, respectivamente. Membro fundadora e atual representante da “Asociación Iberoamericana de Psicologia Jurídica”. Autora do livro “Disputa de Guarda e Visita: no interesse dos pais ou dos filhos”, publicado pela Artmed. É coautora de livros e autora de capítulos de livros. Experiência na área de psicologia jurídica, psicologia clínica, psicossomática, psicologia forense, psicopatologia da criança e desenvolvimento da criança.
 
  • Loraine Seixas Ferreira
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010), mestrado em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2015) e doutorado em andamento em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atualmente é Pesquisadora/Colaboradora no Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social – APOIAR, do Instituto de Psicologia na Universidade de São Paulo e docente no ensino universitário, curso de graduação em psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica psicodinâmica psicologia do desenvolvimento da infância e adolescência, psicodiagnóstico, técnicas de avaliação projetivas e cognitivas.
 
  • Marcos Gonçalves – Currículo Lattes
    Doutor (2020) e mestre (2015) em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, aprimorado em Clínica Psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientiae (2008), graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2007). Atualmente, é Psicólogo Agente de Defensoria na Unidade Campinas da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e Professor na Faculdade Santa Lúcia (Mogi Mirim – SP). Membro do grupo de pesquisa Maternidades Vulneráveis: mulheres gestantes, mães e crianças em situação de vulnerabilidade social, ligado à Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo – EDEPE (2017).
 
  • Maria Leonor Espinosa Eneas
    Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). Atualmente é professor adjunto II da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro da Society for Psychotherapy Research (SPR) desde 2001. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, com estudos de avaliação e processos em psicoterapia breve.
 
  • Mariana Medeiros Assed
    Graduada em Psicologia com extensão universitária pela PUC-SP em Psicologia e Saúde, especializada em Neuropsicologia pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. Mestre em Ciências pelo Programa de Neurociências e Comportamento (NEC) do Instituto de Psicologia da USP; Coordenadora responsável pelo grupo de Memória no Hospital Dia Infantil – IPq HCFMUSP. Responsável pelo Instituto Neuracademy de Avaliação, Reabilitação e Treinamento de performance cerebral e desenvolvimento humano.
 
  • Wilson de Campos Vieira (também coordenador)
    Graduação em filosofia pela USP e em psicologia pela Universidade de Paris (diploma validado pela USP), mestre pela Sorbonne (Paris) e doutor pela UNICAMP. Foi professor da USP. Artigo na revista francesa Annales Médico-Psychologiques, que lançou mundialmente a medicação antipsicótica em 1952 e onde Lacan publicou, capitulo de livro nos EUA, livro Estudos de Psicossomática, no Brasil, pela Editora Vetor.

Curso inteiramente online, com aulas ao vivo.

Duração de 2 anos.  Tem 4 módulos semestrais. O aluno pode ingressar no módulo I ou no módulo III, sempre no mês de março. 

Aulas: 2 sábados por mês, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30.

Público-alvo

Profissionais da área da saúde como: psicólogos, médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e gerontólogos.

Profissionais da área de humanas como filósofos, teólogos e sociólogos.

O curso não exige TCC.

Inicio do módulo I:  23/03/2024.

Local: Centro Universitário São Camilo / Campus Pompeia