CURSO PSICANÁLISE CONTEMPORÂNEA Após o período de Freud até Lacan.

Curso online ao vivo.

Horário: segundas-feiras das 19h as 21h30, de 10/03/2025 até 15/12/2025.
Férias: 07 e 14/07/2025.
Inscrição: R$ 200,00
10 mensalidades (de março a dezembro) de R$ 400,00.
A desistência do aluno desobriga do pagamento das próximas mensalidades.
Encerramento das inscrições em 02/03/2025.
Público-alvo: indivíduos com diploma de curso universitário, cujo comprovante será solicitado no início do curso.
Vagas: 50.

Seja um psicanalista embasado na psicanálise de nossos dias. Venha apreender a psicanálise produzida nas últimas 4 décadas, depois do período de Freud até Lacan, morto em 1981.

Ao contrário da psicanálise antiga, que era cheia de orientações divergentes, a psicanálise contemporânea é uma única, que se estende por todo o mundo ocidental e parte do oriente.

Até Lacan a psicanálise abarcava 9 tipos de transtornos mentais. Hoje, cerca de 10 vezes mais. Ela é bem mais empírica, voltada a compreensão de cada transtorno particular, na sua dinâmica e causa próprias, sem derivar das teorias bastante amplas e abstratas do período anterior. Suas descobertas e explicações se cruzaram com a recente neurociência.

O que foi aproveitado do período anterior vamos também ensinar.

Você que já estudou a psicanálise antiga, venha agora se atualizar. Se está começando agora, ganhe tempo apreendendo o que existe hoje, o que for do passado, o essencial também será ensinado.

Atualmente o atendimento psicanalítico deixou de ser o mesmo para todos os transtornos e passou a se adaptar às características de cada transtorno mental em particular.

Confira os conteúdos que você vai aprender a seguir.

NOTA:

Nos conteúdos ensinados, há vários itens que são nomes de transtornos da classificação internacional do DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição). Quem desconhece poderia pensar que não tem relação com a psicanálise. Mas acontece que cerca de 80% dos transtornos mentais do DSM-V vieram de descobertas da psicanálise contemporânea, que os descreveu e explicou suas dinâmicas e causas (o DSM, se limita apenas às descrições, que é sua pretenção.)

CONTEÚDOS ENSINADOS.

A Escola de Paris (Pierre Marty),
Mentalização versus somatizações em doenças graves. Doenças crônicas, doenças espontaneamente reversíveis. A noção de alexitimia. Evolução da noção de mentalização em Peter Fonagy e colaboradores. Algumas doenças especificas: asma, gastrite e úlcera, enxaqueca, lombalgia, intestino preso, fibromialgia, etc.

Psicanálise clássica (de Freud até Lacan).Terapia psicanalítica atual.Transferência, modelos operantes, aliança terapêutica.Mentalização e psicoterapia (Peter Fonagy e colaboradores).Manejos psicoterapêuticos adaptados às particularidades dos transtornos.Psicoterapia psicanalítica breve.Psicoterapia em psicossomática.Psicoterapia psicanalítica contemporânea de crianças.

Como comprovar o que estamos dizendo.

Vamos trazer 3 nomes de psicanalistas contemporâneos e o número de citações de obras deles no Google Acadêmico, e vamos comparar com 3 dos mais famosos livros chamados Seminários (Seminaires em francês) do Lacan, psicanalista tão em voga no Brasil. Todos esses 4 autores podem ser consultados à vontade no Google Acadêmico, colocando o nome deles ou de suas obras.

Se você está interessado em outro curso de psicanálise, verifique se ele ensina a psicanálise contemporânea após Lacan, que morreu em 1981.
Não fique parado no tempo, venha apreender psicanálise conosco.

Veja uma aula do Curso como exemplo, de título:
Abuso sexual de crianças e adolescentes e suas consequências tardias.

OBRA

CITAÇÕES

Seminaires de Lacan:

Les quatre concepts fondamentaux de la psychanalyse

64

Les formations de l’inconscient

110

Le désir et son interprétations

84

Psicanalistas contemporâneos:

Mary Ainswoth: Patterns of attachment.

38270

Mary Main : Adult Attachment Interview

5963

Peter Fonagy: Affect regulation, mentalization, and the development of the self.

O psicanalista Peter Fonagy é presidente do Ana Freud Center em Londres, cuja patrona é a princesa Kate Middleton do Reino Unido)

9726

QUEM SOMOS

De 2008 a 2015 tínhamos um curso de especialização de título Psicopatologia Psicanalítica Contemporânea, inclusive a Psicossomática, ligado ao Conselho de Psicologia. Como a partir de 2015, esses cursos ligados ao Conselho de Psicologia só poderiam continuar a ter o título de especialista se também fossem vinculados ao MEC, formamos uma parceria com o Centro Universitário São Camilo, para continuar oferecendo o curso. Atenção: o curso deste site é independente do Centro Universitário São Camilo, não é o mesmo curso que tem lá.

Também tivemos 3 cursos de preparação para concurso de psicólogo judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Wilson de Campos Vieira

Coordenador e Professor

Graduação em Filosofia pela USP e em Psicologia pela Universidade de Paris (diploma reconhecido pelo IPUSP), Mestrado na Sorbonne (Paris) e Doutorado na UNICAMP. Foi professor da Faculdade de Psicologia da USP de Ribeirão Preto-SP, professor do Curso de Psicanálise e criador do Curso de Psicossomática, no Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo, coordenador e principal professor do curso de Psicopatologia Psicanalítica, de especialização, pelo Conselho de Psicologia, de 2008 a 2015, e desde 2015, coordena e é professor do Curso de pós-graduação Psicopatologia Psicanalítica Contemporânea ―Inclusive a Psicossomática, no Centro Universitário São Camilo, em São Paulo. Vice-Presidente da ABRAP (Asociação Brasileira de Psicoterapia) gestão 2024-2026

Publicações:
Artigo sobre histeria na revista Annales Médico-Psychologiques, que lançou mundialmente, em 1952, a medicação antipsicótica, e onde Lacan publicou, capitulo de livro nos USA, artigo sobre obesidade mórbida em publicação internacional pela Cornell University de Nova York, livro Estudos de Psicossomática e vários artigos no Brasil.

 

ANA PATRÍCIA PEIXOTO

Psicóloga e Psicoterapeuta

Diretora do IPS-Natal/RN. Psicóloga, Psicoterapia do trauma, Psicoterapeuta Biossistêmica (SISPB,
Bologna, Itália). Local Trainer em Biossistêmica; Supervisora em psicoterapia Biossistemica e trauma;  Coordenadora da Formação Internacional em sicoterapia Biossistêmica e Terapia Somática do Trauma Natal/RN. Atua em clinica privada, desde 1985, na cidade de Natal/RN no Brasil.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL:

Psicoterapeuta biossistêmica (sispb, bologna, itália).

Certificado de psicoterapeuta

Biossistêmica reconhecido pela federação latino americana de psicoterapia.

Certificado em terapia do trauma pelo método somatic-memorysystems.

Lidia Rosalina Folgueira Castro

Psicologia Jurídica

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto (1984).

Mestrado (1990) e doutorado (2000) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atualmente é psicoterapeuta, perita e assistente técnica autônoma. Coordenadora e professora do Curso de Pós- Graduação em Psicologia Jurídica do Centro Universitário São Camilo.

Professora do Curso de Pós-graduação de Psicopatologia Psicanalítica Contemporânea – Inclusive a Psicossomática – do Centro Universitário São Camilo, no qual leciona a disciplina de Psicopatologia da Criança.

É professora universitária desde 1986. Professora em cursos de pós-graduação desde 1993. Coordenou cursos de pós-graduação e cursinhos preparatórios para o concurso de psicólogo no TJSP.

Canal no Youtube

Causas das obesidades severa e mórbida e características de personalidade.

O que aconteceu com a psicanálise?

Depressão - personalidades mais propensas à depressão.

A psicanálise após o período de Freud até Lacan.

Um marco da psicanálise atual.

Natália Pasternak está errada. Psicanálise é Ciência!

Programação e Certificados

Em 2025, as aulas vão ser teóricas, inclusive no que se refere ao atendimento clínico. No final, você receberá um certificado. Com ele, você já pode iniciar o atendimento clínico (se já não o fazia). Em 2026, haverá um aprimoramento com mais aulas sobre técnicas psicoterapêuticas e supervisão clínica de casos atendidos pelos alunos. Um aluno que não estiver atendendo pode apreender com a supervisão dos casos de quem está atendendo. No final de 2026 você receberá um novo certificado, de aprimoramento.